O verão começa oficialmente nesta segunda, 21 de dezembro, às 7h02min. A hora marca o solstício de verão, o momento em que o Hemisfério Sul recebe o máximo de radiação solar, e data também que marca o dia mais longo do ano e a noite mais curta.
Viva o Natal apresenta contos natalinos em vídeo
Em 2020, a estação será marcada pelo fenômeno La Niña, que vem ganhando força aos poucos. Apesar de não ser necessariamente o mais forte, este evento está sendo considerado o terceiro mais intenso nos últimos 20 anos, perdendo apenas para os anos de 2008 e 2010. Isso impacta, por exemplo, na chuva, que será abaixo da média no decorrer da estação. As características da chuva em anos de La Niña mudam um pouco: há episódios de granizo mais frequentes, por causa da atmosfera resfriada, e menos extremos de temperatura, em relação a um ano neutro. A temperatura em média permanecerá próxima da média histórica na maior parte do Estado.
SEMANA DE NATAL SERÁ DE TEMPO SECO E CALOR
Depois de alguns dias com tempo instável e chuva, o sol volta a aparecer entre poucas nuvens devido a uma massa de ar seco. Com isso, a semana do Natal será de tempo seco, muito sol e calor na Região Central. De acordo com informações da BaroClima Meteorologia, as noites e madrugadas serão de temperaturas mais amenas, e durante as tardes, devido ao sol e a baixa umidade relativa do ar, o calor predomina e as máximas oscilam entre 33 e 35ºC.
A grande amplitude térmica também é reforçada pela Somar Meteorologia, que atribui as manhãs mais frias e tardes quentes ao avanço de uma região de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens carregadas. Isto deve acontecer durante toda a semana, inclusive na véspera e no dia de Natal. No domingo, pode voltar a chover no Estado, mas somente em áreas mais ao norte.
Mínimas e máximas para os próximos dias:
- Segunda - 17ºC / 29ºC
- Terça - 15ºC / 29ºC
- Quarta - 16ºC / 31ºC
- Quinta - 18ºC / 33ºC
- Sexta - 18ºC / 34ºC
- Sábado - 18ºC / 34ºC
- Domingo - 19ºC / 35ºC